Capitais batem recorde de frio em começo de Junho

Clima Tempo (Foto: Reprodução).

A grande e forte massa de ar frio polar que passou sobre o Brasil na primeira semana de junho derrubou a temperatura no Sul, o Sudeste e também em parte do Centro-Oeste. Várias capitais destas Regiões registraram as mais baixas temperaturas em 2019, até agora, batendo o recorde de madrugada ou tarde mais fria do ano.

Pela segunda vez esta semana, Brasília bate o recorde de menor temperatura deste ano. A madrugada de 7 de junho foi a mais fria de 2019, com temperatura mínima de 13,4°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior era de 13,7°C em 5 de junho.

Além de Brasília, Vitória, capital do Espírito Santo teve um duplo recorde de frio nesta sexta-feira, 7 de junho, tendo a madrugada mais e a tarde mais fria de 2019. O recorde de madrugada mais fria foi registrado pelo segundo dia consecutivo. O INMET mediu 16,8°C de temperatura mínima e 22,2°C de temperatura máxima. Os recordes anteriores eram de 17,9°C em 6 de junho para a menor mínima e de 24,1°C para a menor máxima, em 18 de maio.

No Rio de Janeiro, a madrugada de 7 de junho foi a mais fria do ano com temperatura mínima de 14,0°C.