Comissão debate internacionalização da Paraíba com Agência Brasileira de Exportações

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios, realizou reunião, nesta quinta-feira (5), com os representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil Nordeste) para debater potencialidades de internacionalização do estado.

A deputada Pollyanna Dutra, que presidiu a reunião ordinária, analisou que o momento atual é de preparar-se economicamente para o futuro e, com este objetivo, a Comissão de Relações Internacionais tem realizado reuniões, inclusive em outros estados, a exemplo de Pernambuco, buscando conhecer e compartilhar experiências exitosas.

“A Paraíba tem um potencial turístico enorme, tem também no bioma da caatinga produtos que são produzidos com um valor muito forte a agregar ao mundo globalizado, como o mel de abelha, água de coco, o algodão colorido. São esses produtos que a gente quer compartilhar”, declarou a deputada. Pollyanna acrescentou que é dever do Legislativo, assim como do Executivo, andar junto com o empresariado para fomentar o comércio estadual.

O analista da Apex-Brasil Nordeste, Sérgio Ferreira, parabenizou a ALPB pelo debate. “O nosso objetivo foi debater as potencialidades de internacionalização da Paraíba. Termos um trabalho na região Nordeste com a proposta de apoiar as empresas que já exportam e também capacitar àquelas que querem se preparar para iniciar a atuação no comércio exterior. Os técnicos da Apex-Brasil também são preparados para trabalhar, juntamente com a iniciativa privada, com projetos de atração de investimentos estrangeiros diretos”, disse o analista.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, declarou que a participação da Assembleia no diálogo que envolve a produção do estado nas relações internacionais é muito relevante. Segundo Polari, quando o Legislativo decide estar integrado a esse debate contribui para a atração de investimentos.

“É isso que buscamos. O Poder Executivo já vem se estruturando um departamento para atuação em investimentos e o Legislativo, a exemplo do que existe em outros estados, também está se mobilizando, através dessa Comissão, promovendo esse tipo de debate, unindo entidades como a Fecomércio, Fiep, Apex. A Assembleia está de parabéns por esta iniciativa”, observou Polari.

Já o presidente da Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios da ALPB, Eduardo Carneiro, afirmou que a discussão pretendia estreitar o relacionamento entre o Poder Legislativo e as representações internacionais sediadas no Estado. “Essa comissão vem dando um espaço para debater sobre as potencialidades que vem crescendo e pode ser criada essa relação com outros países. Trouxemos a discussão de ideias para criar esse vínculo. Queremos desenvolver a Paraíba e atrair cada vez mais investimentos para gerar mais emprego para a nossa população”, disse o deputado.

    

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Opsss...

Olá, foi detectado um bloqueador de anúncios, por favor deixe aparecer os banners e nos ajude a manter o site em funcionamento. Toda renda dos anúncios são convertidos em conteúdo para você leitor.