IBGE começa a preparação para o censo 2020

IBGE (Foto: Reprodução).

IBGE – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, deu início a sua coleta de pesquisas para o próximo censo, que será realizado em meados do ano de 2020. Equipes começaram a percorrer a ruas de 20 municípios em 14 estados da federação.

O objetivo é mapear os lugares visitados, além de testar todos os softwares para o trabalho de pesquisa que serão realizados. A etapa que foi iniciada na quarta-feira (20), foi a Pesquisa Territorial do Entorno Urbanístico dos Domicílios que definem as características do entorno onde serão pesquisadas as residências.

Leia mais: Goosebumps: Monstros e arrepios – Temperatura Máxima 24/02/2019

“A pesquisa do entorno é observação direta, a gente não pergunta nada”, explicou Gabriel Barros, coordenador de coleta do Censo Demográfico no Rio de Janeiro.

“São consideradas favelas aglomerados de 51 domicílios, no mínimo, sem a posse da propriedade na maiores deles, com pelo menos uma característica de precariedade, como não ter água, ou esgoto, ou coleta de lixo, ou padrão urbanístico irregular”, contou Cayo de Oliveira Franco, gerente de classificação territorial do IBGE.

A coleta do censo será iniciada em meados de Agosto de 2020 e, visitarão mais de 5.570 municípios brasileiros.

Para conferir mais notícias, acompanhe o nosso Facebook.