Mais segurança: 1.194 câmeras foram instaladas nos fóruns de todas as comarcas do Estado

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Segurança Institucional, concluiu, nessa quinta-feira (5), a instalação das últimas câmeras de segurança nos fóruns e prédios de todo o Judiciário estadual paraibano, totalizando 1.194 equipamentos de monitoração. A medida, que visava atender, inicialmente, 27 comarcas de divisa da Paraíba, foi expandida e alcançou todo o Estado, superando as expectativas da própria gestão em relação ao incremento da segurança em todas as comarcas, conforme atestou o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques.

O magistrado explicou que se trata de uma importante ação preventiva, que promove a inibição da prática de delitos nesses locais. “Fomos ousados e, devido ao gerenciamento de cargos e às medidas de racionalização de gastos tomadas pela Administração,  que resultaram em uma economia de R$ 1.800.000,00 por ano, conseguimos, mesmo diante de uma crise financeira sem precedentes, otimizar as verbas e redirecioná-las para a operacionalização de projetos, entre eles, o que  prioriza as Comarcas de Fronteiras ou Comarcas de Divisa”, explicou.

 

O juiz esclareceu que o Projeto objetivava, inicialmente, a instalação de sistema de segurança eletrônica nas 27 comarcas tidas como mais vulneráveis, em razão da localização geográfica e da ocorrência de incidentes violentos. “No entanto, a racionalização de gastos com a segurança privada nos permitiu alcançar, não apenas este projeto, mas todas as comarcas do Estado”, informou.

Os equipamentos distribuídos permitem gravação 24 horas, com tempo médio de armazenamento de 30 dias. O magistrado disse, ainda, que as câmeras ficam em funcionamento não só no horário do expediente, mas em todos os períodos noturnos e diurnos, mesmo que a unidade esteja fechada.

“Não apenas os fóruns foram beneficiados, mas, todos os prédios do Judiciário, como a Esma, Corregedoria, Depósitos Judiciários, Colégio João XXIII, Complexo Judiciário, e comarcas de todas as entrâncias, representando uma melhoria substancial do serviço público”, analisou Rodrigo Marques.

O gerente de Segurança Institucional do TJPB, coronel Gilberto Moura, relatou que a instalação das câmeras começou em maio do ano passado e a conclusão se deu nessa quinta-feira. “Isso viabilizará, em tempo real, a imagem de todos os fóruns, propiciando maior segurança para os juízes, servidores e jurisdicionados”, avaliou.

O coronel afirmou que a presença das câmeras já permitiu a solução de casos e prisão de pessoas envolvidas em delitos. “Em Conceição, por conta dos equipamentos, o delegado da cidade conseguiu identificar uma pessoa que pulou o muro do fórum, visando invadir a prefeitura. Em Juazeirinho, houve, também, uma tentativa de invasão do fórum, cujos autores foram identificados pelas câmeras. Então, a medida já está produzindo bons resultados”, ressaltou.

 

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Opsss...

Olá, foi detectado um bloqueador de anúncios, por favor deixe aparecer os banners e nos ajude a manter o site em funcionamento. Toda renda dos anúncios são convertidos em conteúdo para você leitor.