Trump afirma que não houve êxito em negociações entre México e EUA

Trump (Foto: Reprodução).

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, comandou a reunião na quarta-feira com o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, para defender que o México precisa fazer mais para conter o aumento de imigrantes centro-americanos que cruzam a fronteira.

Com Trump na Europa, nunca houve a expectativa de uma resolução rápida.

“As discussões sobre imigração na Casa Branca com representantes do México terminaram por hoje. O progresso está sendo feito, mas longe de ser suficiente!”, disse Trump no Twitter.

Pence esperava ouvir “medidas tangíveis” que o governo mexicano estaria preparado para tomar “imediatamente”, disse uma autoridade da Casa Branca antes do encontro. Autoridades da Casa Branca não estavam disponíveis imediatamente após a reunião para comentar o assunto.

Ebrard disse em entrevista à imprensa que as discussões de quarta-feira se focaram na imigração, e não nas tarifas. Os EUA querem medidas que tenham impacto de curto prazo, mas o México busca soluções de longo prazo, disse ele.

“Uma série de possibilidades foi discutida que precisam ser avaliadas em mais detalhes para tentar algum ponto comum” na quinta-feira, disse Ebrard.